IMG_4879.jpg
 
ecoescolas.png

Sobre

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

 

Horta Biológica


Os alunos do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária estão de parabéns. Dá gosto olhar para a produção inteiramente biológica.

Sabes o que é a Agricultura Biológica?!

Agricultura Biológica é um modo de produção que visa produzir alimentos e fibras têxteis de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Assim, através do uso adequado de métodos preventivos e culturais, tais como as rotações, os adubos verdes, a compostagem, as consociações e a instalação de sebes vivas, entre outros, fomenta a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade.

IMG_5290.jpg
 

Dia da Floresta Autóctone

23 de novembro

No dia 23 de novembro alguns alunos do AEGAP a fim de assinalar esta data plantaram algumas espécies autóctones , como alecrim, alfazema, etc, nos jardins da escola sede.

A flora nativa de Portugal, também conhecida como autóctone, é composta por uma grande variedade de árvores e arbustos, bem como por muitas outras plantas. Entre as árvores mais frequentes podemos encontrar o carvalho, a azinheira, o sobreiro, o salgueiro e tantos outros. Há ainda arbustos típicos como a aroeira, o medronheiro, o rosmaninho, ou o alecrim, entre outros.

IMG_4963.jpg
 

Vamos cuidar dos espaços exteriores

Todo o ano...

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária não se esquecem do que as nossas espécies do reino Plantae necessitam...

IMG_4966.jpg
 

Separar resíduos - Poupar recursos

IMG_4789.jpg

As nossas "Brigadas Verdes" entraram em ação!!  

Acompanhadas pelas professoras Arlete Costa e Rosário Mendes foram para a "Feira Nacional do Cavalo" separar resíduos de plástico, vidro e papel. Com esta atividade intitulada - Por um Planeta Melhor -  os  nossos alunos pretenderam sensibilizar todos os visitantes  da feira para importância de separar os resíduos a fim de diminuir os recursos utilizados. 

As nossas "Brigadas Verdes", nesta atividade, tiveram a colaboração da empresa - Mendes Gonçalves - que custeou e colaborou no design das t-shirts. Muito obrigada!!

IMG_4803.jpg
 
IMG_4786.jpg
 

Brigadas Verdes

No dia 8 de novembro os alunos do 9ºB, acompanhados pelo Professor Rafael Salvaterra, marcharam para a - Feira Nacional do Cavalo - para separar resíduos de plástico e vidro. O objetivo desta atividade foi sensibilizar a comunidade para a importância de separar os resíduos, a fim de diminuir a utilização de matéria prima.

1636986092750.jpg
 
1636986027162.jpg
 
1636986027164.jpg
 

Dia da Alimentação - 16 de outubro

No dia 19 de outubro, comemorou-se na EB 2,3/S Mestre Martins Correia, o Dia Mundial da Alimentação. As turmas de 6.º anos desenvolveram várias atividades alusivas ao tema, nomeadamente: elaboração de cartazes, pesquisa de frases relacionadas com alimentos e alimentação saudável e realização de trabalhos para a exposição apresentada no bar/sala de convívio dos alunos, evidenciando-se a roda dos alimentos e a pirâmide alimentar.

Durante os intervalos foram distribuídas várias peças de fruta, acompanhadas de frases, à comunidade educativa, e projetado um powerpoint sobre o tema.

Esta atividade foi dinamizada pelas professoras Elisabete Branco e Vera Silva, de Ciências Naturais do 2º Ciclo em articulação com a docente de Educação Visual, professora Conceição Pereira. De salientar, ainda, o envolvimento das famílias, que contribuíram na doação de frutas.

As atividades foram desenvolvidas de forma positiva e divertida, tendo grande importância nas aprendizagens dos alunos, pois pretendem assegurar o êxito dos hábitos alimentares saudáveis.

IMG_4585.jpg
 
 
IMG_4542.jpg

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária em ação...

A compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica (folhas, papel, restos de fruta e hortaliças) numa substância semelhante ao solo, à qual chamamos de composto.

Este composto, rico em nutrientes, melhora o crescimento das plantas, relvados e jardins.


Os resíduos que podem e devem ser compostados são, normalmente, classificados em "verdes” e ”castanhos” conforme o teor de humidade e a proporção de nutrientes.


Para que a compostagem decorra da melhor forma, é fundamental ter a maior diversidade de resíduos possível, numa proporção igual de verdes e castanhos.

IMG_4541.jpg

Compostagem na nossa escola

No passado dia 8 de outubro o Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária orientados pela professora Maria do Céu Aragão e sob o olhar atento da turma do 9ºB montaram o compostor. Estiveram muito bem! Parabéns!!

IMG_4538.jpg

Horta Biológica

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, no mês de outubro , colocaram mãos à obra e iniciaram  as atividades de preparação para a nossa Horta Biológica.

 

 R. Luis de Camões, 2154-909 Golegã

249 979 040