Sobre
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Eco-código
A nossa filosofia é simples: Contribuir para um desenvolvimento sustentável.
Hortas Biológicas
Os alunos do 1º e 2º anos do Curso Profissional de Técnico de Produção Agropecuária estão de parabéns!!
Todas as semanas podemos adquirir produtos totalmente biológicos e assim tornar a nossa alimentação mais saudável.
Visita à Casa Mendes Gonçalves (PALADIN)
No passado dia 26 de setembro, os alunos do primeiro e do segundo anos do Curso Profissional de Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelas professoras de Maria do Céu Silva, Maria Arlete Costa e Ana Cordeiro, dirigiram-se à Casa Mendes Gonçalves para uma visita guiada à agrofloresta desta empresa. O técnico responsável pela agrofloresta iniciou a visita a explicar aos alunos como é realizada a compostagem, sublinhando que o composto produzido é suficiente para toda a área, sendo a agrofloresta da Casa Mendes Gonçalves sustentável. Seguiu-se a visita à horta biológica em cama alta. Esta faz a consociação de várias culturas, nomeadamente couve, alface, beterraba, cenouras e ervas aromáticas. Vincou que antes do composto se coloca um cartão para evitar que cresçam ervas daninhas.
De seguida visitámos a floresta que integra árvores de copa alta, que fazem sombra a espécies como o abacate. Este ecossistema integra também a espécie amoreira que é utilizada unicamente para enriquecer o solo em matéria orgânica.
Os alunos demonstraram interesse em receber estes conhecimentos que irão colocar em prática na escola sede do nosso Agrupamento, onde também está a ser plantada uma agrofloresta.
Por um Planeta Melhor - Feira Nacional do Cavalo
Por um Planeta Melhor - Feira Nacional do Cavalo
No âmbito do programa Eco-Escolas as nossas - Brigadas Verdes - entraram em ação, pelo segundo ano consecutivo, representadas pela turma A do 10ºano e acompanhadas pelas professoras Arlete Costa e Rosário Mendes foram para a "Feira Nacional do Cavalo" separar resíduos de plástico, vidro e papel. Quando se depararam com o número enorme de beatas de cigarro no chão voluntariaram-se a recolhê-las. Com esta atividade, intitulada “Por um Planeta Melhor”, os nossos alunos pretenderam sensibilizar toda a comunidade educativa, a população da Golegã e todos os visitantes da feira para urgência separar os resíduos com vista à reciclagem. De salientar a postura responsável dos discentes que sempre com um sorriso explicaram, a quem os questionava, a importância da ação que estavam a desenvolver. Este trabalho voluntário e desinteressado orgulha-nos a todos.
Agradecemos, mais uma vez, à empresa Mendes Gonçalves que é nesta atividade nossa parceira e que tal como nós prioriza o desenvolvimento sustentável.
Atividades Desenvolvidas em 2021/2022
Somos notícia
No passado dia 11 de maio, os alunos do 9º B desenvolveram uma atividade de limpeza na Reserva Natural do Paul do Boquilobo, numa parceria entre o Projeto Eco-Escolas e o PIICIE LT.
Acreditamos que cuidamos daquilo que reconhecemos como nosso. A Reserva Natural do Paul do Boquilobo já é dos alunos, dos professores e das técnicas da EMIC que nesse recolheram plástico agrícola de um terreno adjacente à Reserva.
Eco-código
Cartaz elaborado pelos alunos do 1º Profissional de Agropecuária e Produção Animal no âmbito da disciplina de Biologia.
Colocação de Ninhos nos espaços exteriores da escola sede
Construção de Ecopontos
No âmbito do Projeto Eco Escolas promovido pela disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 9B realizaram estes trabalhos na disciplina de Educação Visual.
Parabéns, ficaram lindos!!
Dia doAgrupamento
Exposição de fotografias representativas da biodiversidade da Reserva Nacional do Paul do Boquilobo
Aulas na Natureza
Exposição de trabalhos realizados nas aulas da Natureza na Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo
Desenho e classificação de algumas espécies existentes na Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo
Aulas na Natureza
Ontem, dia 20 de abril, os alunos do 9º B participaram na atividade "Dias de Aulas na Natureza", dinamizada pela EMIC Golegã, no âmbito do PIICIE LT, em que os alunos e os docentes trocaram a sua sala de aula pela Reserva Natural do Paul do Boquilobo. Os docentes participantes e os técnicos do ICNF acompanharam e dinamizaram esta atividade em conjunto com a EMIC.
Neste Dia de Aulas na Natureza todos tiveram a oportunidade de perceber a importância da anilhagem das aves silvestres, de percorrer os trilhos da Reserva, de poder observar e conhecer muitas das espécies da fauna e flora local e de perceber/reconhecer a importância da preservação destas espécies e o impacto que as decisões do dia a dia têm na preservação/conservação deste património natural local que é a Reserva Natural do Paul do Boquilobo.
Foi ainda muito importante experienciar que os conhecimentos teóricos também podem ser postos em prática na Natureza e que não é imprescindível que haja mesas e cadeiras para que ocorram situações de aprendizagem e de aplicação de conhecimentos. Isso aconteceu através da realização de uma aula de desenho ao ar livre, de um exercício de medição de pontos no terreno e de uma recolha fotográfica da fauna e da flora local.
Foi um dia recheado de boas experiências e de criação de muitas e boas memórias, pois os Dias de Aulas na Natureza são sem dúvida um momento de "aprendizagem sem corantes nem conservantes"!
Espécies exóticas
A vespa asiática (Vespa velutina) é considerada uma espécie invasora, tendo entrado acidentalmente na Europa há cerca de década e meia, proveniente dos países asiáticos. É um inseto da família das vespas de grandes dimensões (se comparado com a vespa comum), mas que partilha semelhanças com outra espécie de vespa naturalmente existente no território nacional, a Vespa crabro.
A Vespa velutina é mais escura na zona anterior do corpo, tem as pontas das patas amarelas e apenas uma espessa faixa amarela ou alaranjada na parte final do abdómen.
O facto de ser invasora leva a que seja responsável por alguns danos à fauna e flora do nosso país bem como prejuízos económicos, destacando-se os seguintes: prejuízos na apicultura – a vespa asiática é um predador da abelha melífera levando por vezes à perda de colmeias inteiras; prejuízos na produção agrícola – por via direta, na destruição de frutos de que se alimenta em algumas fases da sua vida e, por via indireta, ao matar as abelhas interfere na polinização das plantas e árvores em geral e pode afetar a biodiversidade a médio/longo prazo; riscos de segurança para as pessoas – comparativamente a outras vespas é mais agressiva face à aproximação do seu ninho.
No início do ano letivo foi encontrado um ninho de vespas asiáticas nos jardins da nossa escola.
Horta Biológica
Os alunos do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária estão de parabéns. Dá gosto olhar para a produção inteiramente biológica.
Sabes o que é a Agricultura Biológica?!
A Agricultura Biológica é um modo de produção que visa produzir alimentos e fibras têxteis de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Assim, através do uso adequado de métodos preventivos e culturais, tais como as rotações, os adubos verdes, a compostagem, as consociações e a instalação de sebes vivas, entre outros, fomenta a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade.
Dia da Floresta Autóctone
23 de novembro
No dia 23 de novembro alguns alunos do AEGAP a fim de assinalar esta data plantaram algumas espécies autóctones , como alecrim, alfazema, etc, nos jardins da escola sede.
A flora nativa de Portugal, também conhecida como autóctone, é composta por uma grande variedade de árvores e arbustos, bem como por muitas outras plantas. Entre as árvores mais frequentes podemos encontrar o carvalho, a azinheira, o sobreiro, o salgueiro e tantos outros. Há ainda arbustos típicos como a aroeira, o medronheiro, o rosmaninho, ou o alecrim, entre outros.
Vamos cuidar dos espaços exteriores
Todo o ano...
Os alunos do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária não se esquecem do que as nossas espécies do reino Plantae necessitam...
Separar resíduos - Poupar recursos
As nossas "Brigadas Verdes" entraram em ação!!
Acompanhadas pelas professoras Arlete Costa e Rosário Mendes foram para a "Feira Nacional do Cavalo" separar resíduos de plástico, vidro e papel. Com esta atividade intitulada - Por um Planeta Melhor - os nossos alunos pretenderam sensibilizar todos os visitantes da feira para importância de separar os resíduos a fim de diminuir os recursos utilizados.
As nossas "Brigadas Verdes", nesta atividade, tiveram a colaboração da empresa - Mendes Gonçalves - que custeou e colaborou no design das t-shirts. Muito obrigada!!
Brigadas Verdes
No dia 8 de novembro os alunos do 9ºB, acompanhados pelo Professor Rafael Salvaterra, marcharam para a - Feira Nacional do Cavalo - para separar resíduos de plástico e vidro. O objetivo desta atividade foi sensibilizar a comunidade para a importância de separar os resíduos, a fim de diminuir a utilização de matéria prima.
Dia da Alimentação - 16 de outubro
No dia 19 de outubro, comemorou-se na EB 2,3/S Mestre Martins Correia, o Dia Mundial da Alimentação. As turmas de 6.º anos desenvolveram várias atividades alusivas ao tema, nomeadamente: elaboração de cartazes, pesquisa de frases relacionadas com alimentos e alimentação saudável e realização de trabalhos para a exposição apresentada no bar/sala de convívio dos alunos, evidenciando-se a roda dos alimentos e a pirâmide alimentar.
Durante os intervalos foram distribuídas várias peças de fruta, acompanhadas de frases, à comunidade educativa, e projetado um powerpoint sobre o tema.
Esta atividade foi dinamizada pelas professoras Elisabete Branco e Vera Silva, de Ciências Naturais do 2º Ciclo em articulação com a docente de Educação Visual, professora Conceição Pereira. De salientar, ainda, o envolvimento das famílias, que contribuíram na doação de frutas.
As atividades foram desenvolvidas de forma positiva e divertida, tendo grande importância nas aprendizagens dos alunos, pois pretendem assegurar o êxito dos hábitos alimentares saudáveis.
Os alunos do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária em ação...
A compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica (folhas, papel, restos de fruta e hortaliças) numa substância semelhante ao solo, à qual chamamos de composto.
Este composto, rico em nutrientes, melhora o crescimento das plantas, relvados e jardins.
Os resíduos que podem e devem ser compostados são, normalmente, classificados em "verdes” e ”castanhos” conforme o teor de humidade e a proporção de nutrientes.
Para que a compostagem decorra da melhor forma, é fundamental ter a maior diversidade de resíduos possível, numa proporção igual de verdes e castanhos.
Compostagem na nossa escola
No passado dia 8 de outubro o Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária orientados pela professora Maria do Céu Aragão e sob o olhar atento da turma do 9ºB montaram o compostor. Estiveram muito bem! Parabéns!!
Horta Biológica
Os alunos do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, no mês de outubro , colocaram mãos à obra e iniciaram as atividades de preparação para a nossa Horta Biológica.